A gestão de EPI é algo muito relevante para as empresas, principalmente as indústrias, tendo em vista que esse tipo de atividade gera mais risco para os trabalhadores.
Por isso, é importante que você entenda bem sobre esse assunto, para que a sua empresa proporcione mais segurança para os trabalhadores e também evite processos jurídicos, por exemplo.
Além disso, a gestão de EPI é uma das exigências do novo eSocial SST. Saber o que será exigido é importante para que a sua organização atue na regularidade.
Quer saber mais sobre a gestão de EPI? Então, é só prosseguir com a leitura!
Antes de se aprofundar no assunto, é interessante relembrarmos o conceito de EPI, que é uma sigla para “Equipamento de Proteção Individual”.
Portanto, os EPIs podem ser definidos como equipamentos que são usados para proteger os trabalhadores que são expostos a riscos nas empresas.
Entre os EPIs mais conhecidos estão os capacetes, os protetores auditivos, os óculos de proteção, as luvas, os sapatos com bico de metal etc.
É importante lembrar que, para cada atividade exercida, existem EPIs específicos que devem ser usados. A paramentação de um enfermeiro que atua em um hospital é diferente da usada por um operário de uma fábrica, por exemplo.
A gestão de EPI é uma atividade regida pela Norma Regulamentadora 6 (NR-06), que traz alguns pontos importantes sobre a forma como as empresas devem administrar esses itens.
Entre outras coisas, é necessário que a empresa assegure que os EPIs tenham um Certificado de Aprovação (CA) emitido pela Secretaria do Trabalho.
Além disso, os equipamentos devem ser fornecidos pelo empregador. É também a empresa que fica responsável por garantir o uso dos itens e não deixar que eles fiquem em falta no almoxarifado.
Ao fazer a compra dos EPIs, é importante pensar muito sobre a qualidade dos materiais. Lembre-se que eles servem para proteger os seus colaboradores e evitar que acidentes de trabalho aconteçam.
Logo, a compra de EPIs não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento para o seu negócio.
A gestão de EPI também é uma atividade que deve ser informada no eSocial SST, por meio do evento S-2240, que trata dos riscos nos ambientes de trabalho.
Dessa forma, para cada EPI usado na empresa, deve ser informado o campo {docAval}. Nele, deve ser informado o número do CA ou do documento de avaliação do equipamento.
Além disso, nos casos em que o empregado realiza as suas atividades no exterior e usa EPIs que não são vendidos no Brasil, o declarante deve descrever o equipamento no campo {dscEPI}, de forma sucinta e objetiva.
Além do CA, outras informações chaves importantes serão exigidas pelo eSocial. Por exemplo, se o funcionário utiliza EPI, se ele é eficaz, se foi tentada a implementação de medidas de proteção coletiva, se foram observadas as condições de funcionamento, de uso ininterrupto, prazo de validade e periodicidade de troca, além da higienização.
Para entender todos os campos necessários dentro do leiaute do e-Social na parte de EPI e EPC acesse nosso material de mapas mentais no botão abaixo.
Como pode-se observar são diversas informações e que precisam ter um embasamento e controle efetivo por parte da empresa. Entender quais são e o que informar é fundamental para evitar possíveis passivos trabalhistas futuros.
Um dos principais desafios que as empresas enfrentam na gestão de EPI é o controle e a documentação das entregas dos itens aos colaboradores.
Isso porque, se ocorrer o extravio das fichas, por exemplo, ou as declarações não forem realizadas corretamente no eSocial SST, a companhia poderá enfrentar demandas trabalhistas.
Por isso, vale a pena fazer um investimento em recursos que otimizam a gestão de EPI. Um dos mais eficientes é a biometria.
Dessa forma, um leitor biométrico é usado para identificar a impressão digital dos colaboradores e comprovar que os EPIs foram entregues a eles. O procedimento tem validade legal e substitui a assinatura em fichas de papel.
Ter uma boa gestão de EPI é muito importante para empresas de todos os tipos e portes. Por isso, vale muito a pena ficar de olho nessa questão e evitar processos trabalhistas e multas desnecessárias.
Quer saber mais sobre os riscos no ambiente de trabalho? Então, leia agora o nosso artigo que fala tudo sobre o evento S-2240 do eSocial SST.
Buscava justamente este tipo de conteúdo, me ajudou bastante.
Que bom!
ótima matéria.
Grato!!
Não sei nada de direito do trabalho. Como faço para saber se EXISTE algum EPI obrigatório para operadores de guinchos leves e pesados de veículos?
Os EPIs recomendados serão informados conforme avaliação de riscos de um profissional habilitado.
Bom dia!
E QUAIS TIPOS de EPIs devem ser enviados ao eSocial?
Olá Regina, todos os utilizados.
Quem deve dispensar os epi’s? A segurança do trabalho, ou os coordenadores?
Olá, mais importante de quem vai entregar o EPI é o controle, higienização, troca, etc. Sem isso a empresa corre riscos e o trabalhador não fica protegido.
Poder lançar no PGR um epi que já está na ficha do colaborador vencido,