Visando proteger os trabalhadores, a legislação brasileira está cada vez mais rígida. Na nova NR-01, dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), por exemplo, é necessário que as organizações elaborem um Inventário de Riscos.
Preparamos este artigo para que você saiba o que é e para que serve esse inventário. Por isso, se tem dúvidas sobre o tema, prossiga com a leitura!
A nova Norma Regulamentadora – NR 01, que trata das “Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais”, foi atualizada recentemente pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (antigo Ministério do Trabalho).
Essa norma tem como principal objetivo a identificação de requisitos necessários para um bom gerenciamento de riscos operacionais.
A partir das obrigações patronais disponíveis na norma, exige-se das empresas a implementação de um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR). Trata-se de um programa que visa prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas empresas.
O PGR deve conter no mínimo o Inventário de Riscos e o Plano de Ação, documentos que devem ser elaborados pelas empresas para gerenciar os riscos de acidentes.
O inventário de riscos é um documento que serve para identificar e listar os riscos que existem nas atividades dos funcionários, tais como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes por exemplo.
Trata-se de um documento de caráter preventivo e que serve para documentar os riscos existentes nas empresas. Assim, podem ser desenvolvidas ações e tomadas medidas para que eles se minimizem.
O inventário de riscos deve ter, no mínimo, as seguintes informações:
O inventário de riscos deve ser elaborado em conjunto pelo engenheiro e o médico do trabalho. Além disso, líderes de setor e os próprios trabalhadores podem participar com sugestões e observações.
Para desenvolver esse documento, recomenda-se que se siga um passo a passo. Veja a seguir!
A primeira coisa que deve ser feita para criar o inventário de riscos é identificar todos os perigos que existem na empresa.
Essa listagem deve ser realizada após um período de análise, em que os profissionais envolvidos enumeram as atividades que julgam ser perigosas na organização.
Avaliar e classificar os riscos é importante e isso deve ser feito pela equipe responsável pela elaboração do documento.
O ideal é que os riscos sejam classificados de acordo com o grau de gravidade, por exemplo.
Nessa etapa, é preciso monitorar os riscos, de acordo com as demais informações que foram levantadas na execução do PGR.
A ideia é que sejam tomadas medidas preventivas para evitar o agravamento dos riscos, bem como a ocorrência de acidentes de trabalho.
Após a realização do inventário de riscos, é preciso apontar os resultados e verificar se houve melhora nos processos da empresa.
O inventário de riscos precisa ser consta temente revisto. Isso porque as atividades podem se modificar e surgirem novos perigos, além de outros serem mitigados.
Em suma, no inventário de riscos, todos os perigos devem ser analisados nos setores. Para elaborar o documento, pode ser utilizado o modelo-base disponível nas NRs.
Softwares como o SGG também ajudam a desenvolver e enviar o inventário de riscos para o PGR. Com esse tipo de programa, fica mais fácil ter o controle de tudo e evitar erros nos processos. Abaixo você tem acesso a um webinar que abordamos em detalhes o funcionamento desse recurso dentro do SGG:
Ainda sobre o inventário de riscos, é importante lembrar que o histórico de atualizações do documento deve ser guardado por um período de, no mínimo, 20 anos.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre essa exigência. Para facilitar o seu entendimento, estamos disponibilizando para download um exemplo de inventário de riscos.
Ótimo material
Que bom que lhe foi útil Antonio. Abs
Diego Ribas, Parabéns pela publicação que com certeza vai ajudar e muito aos colegas da área.
Everaldo bom dia! Obrigado pelo feedback e que bom que vai ajudar.
Preciso fazer esse curso elaboração do LTCAT
Olá, desculpe não entendi Silva. Não vendemos cursos. Comercializamos software de gestão em SST.
Uma duvida o inventario de risco ele e para sertor/função ou para cada funcionário da empresa ?
Oi Higor, por ambiente da empresa.
MUITO BOM, AJUDARÁ BASTANTE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA.
Que bom que gostou! Abraço e obrigado pelo feedback!
ola bom dia. eu fiquei interessado em usar esse Software para pode monta minha PGR. bom eu aprendi bastante com as explicação e uma ótimo conteúdo
Entre em contato conosco por aqui: https://sgg.net.br/contato
Boa Tarde, o inventário está dentro do pgr certo? ou ele tem que ser elaborado a parte do pgr?
Obrigada
Olá, o PGR é composto do inventário + plano de ação.