Implementar o GRO/PGR é um desafio para as empresas que precisam cumprir tudo o que estabelece a nova NR 01, que se refere às disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais.
Dada a importância do assunto, conversamos sobre Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) com o Edivaldo Gregório, que é consultor e professor de SST.
A conversa com o especialista está disponível, na íntegra, em nosso canal no YouTube. Assista no player abaixo:
Em nosso encontro, Edivaldo explicou um passo a passo sobre como implementar o GRO/PGR nas empresas. Para saber mais, prossiga com a leitura!
De acordo com Edivaldo Gregório, para implementar o GRO/PGR em uma empresa é necessário desenvolver 7 pessoas, que são divididos em 4 etapas.
As etapas recebem o nome de ciclo PDCA, sigla em inglês para Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir). Observe a imagem abaixo:
Assim sendo, para implementar o GRO/PGR na sua empresa, é necessário executar as etapas e passos relacionados na sequência!
A etapa do planejamento engloba os três primeiros passos necessários para a elaboração do GRO e PGR. São eles:
Nesse momento é preciso fazer um levantamento sobre como está a situação inicial da empresa, no que se refere à segurança do trabalho.
Para isso, deve-se conhecer bem a cultura de segurança e os requisitos legais aos quais a organização deve estar atenta. Também é preciso analisar indicadores e relatórios de SST.
Aqui deve ser instituída uma política de SST para empresa, conforme o que prevê a legislação.
Também é necessário buscar o comprometimento das lideranças e a participação dos trabalhadores, para que tudo seja seguido à risca.
Ao dar esse passo, a empresa realiza uma avaliação de riscos, avalia os requisitos legais que devem ser cumpridos e os objetivos que devem ser alcançados com o GRO/PGR.
Depois disso, é necessário criar um plano de ação para executar as atividades com maestria.
Nesse etapa, basicamente, devem ser colocadas em prática as ações que foram planejadas anteriormente. Ela se divide em dois passos:
As organizações precisam buscar meios para que haja o suporte necessário ao GRO/PGR.
Para isso, devem ser definidas as responsabilidades de cada um, os recursos necessários para desempenhar as atividades e a forma como tudo será documentado.
O quinto passo diz respeito ao ato de implementar o GRO/PGR propriamente dito. O programa deve eliminar, reduzir ou controlar os riscos da empresa.
Além disso, também deve ser realizada a gestão das mudanças e o gerenciamento de empresas contratadas.
Outra atividade relacionada à implementação é a preparação e atendimento às emergências que ocorrerem.
A terceira etapa do ciclo PDCA é a checagem das estratégias que são desenvolvidas. Dessa forma, o passo que deve ser dado é o seguinte:
Ao realizar a verificação das atividades de SST no GRO/PGR é necessário:
Na última etapa do PDCA, é necessário agir para melhorar os resultados. O passo que deve ser dado nesse momento é:
Com base no que foi verificado no passo anterior, é preciso investir em ações preventivas e corretivas.
Além disso, deve ser feito o tratamento das não conformidades e a implantação de melhorias.
Implementar o GRO/PGR na empresa fica muito mais fácil quando você tem um bom software para auxiliar na atividade. É o caso do SGG, um software de gestão em SST 100% online para prestação de serviços ou empresas com SESMT próprio.
Acesse o nosso site e conheça mais sobre o SGG e todas as suas finalidades!
Adquira também, gratuitamente, nosso Kit com todas as informações que você precisa para atender ao PGR. Acesse no botão abaixo!
Excelente
Que bom que gostou Delson!
excelente as informações
Bom saber Geraldo!
Boa tarde,
Estou iniciando um trabalho em um salão de beleza, gostaria de tirar algumas dúvidas. É possível ?
Preciso fazer um GRO/PGR para um salão de beleza, é uma empresa de Grau de Risco 2 de acordo com a NR-4.
A empresa possui 1 funcionário CLT que é a recepcionista, o restante dos funcionários são prestadores de serviço, fiz uma avaliação da recepcionista e ela está exposta ao risco ruído, mas não passa o limite se tolerância, a mesma está exposta a 78db. Nesse caso eu posso fazer um GRO/PGR e realizar um relatório informando ausência de riscos potenciais para saúde e segurança do colaborador ????? E essas informações tem que ser inserido no e-social ?
Desde já obrigado pela atenção.
Geovane J. Ferreira
Técnico de Segurança do Trabalho.
11-98407-4149
Oi, pelo contexto precisa fazer PGR e também enviar os dados para o eSocial.
Amigo tem curso para E-social é exigido
Olá, não promovemos cursos, apenas software de SST.
Diego, parabéns pela live , estou começando na área de Eng de Segurança do Trabalho,esta live já deu pra pegar alguma coisa
Que bom que lhe foi útil Roberto!
Bom dia! Diego , obrigado pelo feedback, aproveitando, se não for pedir muito ,se é possível enviar os arquivos que o Edivaldo forneceu para meu e-mail: rnascimento633@gmail.com , fico muito agradecido .. como o Edivaldo falou “o modelo é só uma demonstração” mais ajuda … Obrigado!!