Treinamentos em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) garantem que os colaboradores exerçam suas atividades com segurança. De fato, ao adquirirem conhecimento prático e teórico sobre como desenvolver suas funções, os trabalhadores poderão desenvolver suas atividades com maior perícia, reduzindo os acidentes de trabalho.
Além de tornar o ambiente mais seguro, os treinamentos em SST ajudam os gestores a entenderem melhor os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. A prática também contribui para a criação de mecanismos de controle e ajuda os líderes a implementá-los.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos melhor qual é a contribuição dos treinamentos em SST para o desenvolvimento da empresa. Vamos lá? Acompanhe!
Treinamentos em SST ajudam os gestores a identificarem os perigos aos quais os colaboradores estão submetidos no ambiente de trabalho. Além disso, ajuda a conscientizar toda a equipe sobre suas responsabilidades no Programa de Segurança e Saúde do Trabalho.
De acordo com as NRs, há treinamentos específicos em Segurança e Saúde do Trabalho para quem atua em alguns setores da indústria. Entre eles, vale destacar, por exemplo:
Os treinamentos em SST seguem as Normas Regulamentadoras. Os modelos mais aplicados pelas empresas são os seguintes:
Ajuda os gestores a preverem quais problemas podem surgir em decorrência das atividades desempenhadas pelos colaboradores da empresa. Além do acompanhamento de riscos, esse tipo de treinamento foca na prevenção de acidentes e na conscientização dos colaboradores.
Palestras motivacionais garantem que os trabalhadores se informem sobre as regras de segurança necessárias para o desempenho das suas funções. Também têm o objetivo de ensinar a maneira correta de utilizar os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs).
Treinamentos em SST também abordam a ergonomia – estudo das interações entre os colaboradores, máquinas e equipamentos.
O objetivo é reduzir, melhorar os espaços de trabalho e reorganizar os processos corporativos. Palestras sobre ergonomia buscam ainda prevenir doenças ocupacionais como lesões, dores no corpo, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Por isso, ensinam exercícios laborais e focam na importância de manter a postura física correta durante o trabalho.
Algumas empresas utilizam esse treinamento sempre que um novo colaborador é contratado. O objetivo é integrá-lo a empresa e garantir que ele entenda todas as regras mais facilmente.
As informações podem incluir os problemas relacionados às funções que serão exercidas e sobre como executá-las com a máxima segurança.
A empresa pode aplicar o treinamento que mais se adeque às suas necessidades. A preparação envolve as seguintes etapas:
Os profissionais responsáveis pelo treinamento devem ter amplo conhecimento sobre as disciplinas que irão ensinar.
Embora as Normas Regulamentadoras não exijam nenhuma formação específica dos profissionais envolvidos, o mais comum é que as palestras sejam realizadas por engenheiros, médicos ou técnicos em segurança do trabalho.
Os treinamentos em SST devem garantir que os colaboradores sigam as Normas Regulamentadoras. Para isso é fundamental conhecer a fundo os trabalhos, atividades e processos realizados na empresa. Assim, fica fácil apontar os riscos aos quais os colaboradores estão expostos e propor medidas para evitar problemas futuros. Além disso, é preciso dominar as seguintes NRs:
Estabelece que empresas comerciais ou industriais com mais de 50 funcionários precisam contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O objetivo é prevenir doenças que possam ser ocasionadas pelo ambiente de trabalho.
Além disso, a CIPA deve prevenir acidentes, valorizar a vida e a saúde dos colaboradores.
A NR-6 estabelece que a empresa deve fornecer aos funcionários todos EPIs necessários para o desempenho das suas funções. Os equipamentos devem estar em perfeitas condições de uso.
Segundo a norma, EPI é todo dispositivo capaz de evitar riscos à saúde e segurança dos colaboradores.
A NR-10 deve ser observada por todas as empresas que prestam serviços de eletricidade. Aplica-se, portanto, às fases de geração, transmissão, distribuição ou consumo. A norma também estabelece a necessidade de bloqueio e travamento para garantir a segurança dos colaboradores.
Empresas que lidam com construção, operação ou manutenção elétrica também devem focar em treinamentos em SST sobre essa norma.
Estabelece as medidas de segurança que devem ser observadas por empresas nas quais os funcionários operam máquinas e equipamentos. A NR-12 se aplica ainda a fabricação, limpeza, inspeção e exposição desses elementos.
Os treinamentos de SST devem capacitar os colaboradores de modo a evitar riscos de acidentes no ambiente de trabalho ao operarem esses equipamentos.
A NR-26 estabelece as cores utilizadas para indicar os perigos e riscos aos quais os colaboradores estão expostos.
Além disso, a norma técnica padroniza a rotulagem de modo a garantir a fácil identificação da composição dos produtos. Também mostra e onde há riscos de acidentes devido à queda de objetos, por exemplo.
Para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em espaços confinados, a NR-33 prevê o controle dos riscos existentes em ambientes não projetados para a ocupação humana contínua.
Programar treinamentos em SST e cumprir todas as NRs evita que os trabalhadores sejam acometidos por doenças ocupacionais e que ocorram acidentes. Consequentemente, é possível que ocorra redução de custos com processos e impostos, pois isso está diretamente relacionado com os tributos pagos pelo empregador.
Com a sistematização se aumenta o controle de treinamentos que precisam ser realizados conforme a função do colaborador, necessária, Assim, a empresa não terá que arcar com os custos de processos trabalhistas e nem com os treinamentos necessários para a substituição dos funcionários doentes.
Para facilitar o processo, a empresa pode contar com um Software de Gestão em Segurança e Medicina do Trabalho. O Software SSG é um sistema 100% online, que unifica todos os dados de SST da sua empresa.
Quer conhecer melhor essa ferramenta? Então, entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor o Software SSG!
Ótimo artigo Diego. Parabéns. Vou divulgar e compartilhar! Abraços e bons negócios.
Ótimo conteúdo treinamento é essencial para uma organização forte em saúde e segurança do trabalho.