Já pensou em digitalizar sua clínica de SST – Saúde e Segurança do Trabalho? Sistemas de gestão desenvolvidos para a área de saúde automatizam processos, melhoram a eficiência e aumentam a produtividade.
Além disso, sistemas automatizados de gestão vão de encontro às necessidades dos consumidores. Como você sabe, os brasileiros estão cada vez mais conectados e buscam respostas imediatas para as suas necessidades. Para isso a empresa precisa trocar os documentos físicos por soluções informatizadas, mais rápidas e precisas.
Quer ficar por dentro dos benefícios de digitalizar sua clínica de SST? A seguir, explicaremos esse assunto. Vamos lá? Acompanhe!
Uma clínica de SST que deseja ser referência no setor precisa contar com um bom sistema de gestão. Por quê? A automação ajuda a melhorar o atendimento médico, pois torna os processos mais eficientes.
Entre os benefícios dessa ferramenta, vale destacar:
Já imaginou poder acessar prontuários de pacientes mesmo quando estiver longe do consultório? Um sistema de gestão para clínicas de SST permite acessar dados instantaneamente por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Basta entrar na sua conta.
Com um sistema em nuvem, dados dos pacientes e da empresa podem ser acessados 24 horas, com rapidez e segurança. Em emergências, onde cada segundo conta, essa facilidade pode salvar vidas. Ter acesso rápido também facilita a organização, já que dá para consultar o histórico dos pacientes antes de chegar ao consultório.
Além disso, a geração e o envio de exames são feitos por meio do sistema de gestão, o que agiliza e facilita o atendimento.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) os prontuários devem ser disponibilizados para os pacientes sempre que solicitado. No entanto, arquivos de papel são difíceis de localizar.
Já os documentos eletrônicos podem ser acessados facilmente, sempre que profissionais e pacientes necessitarem. Assim, fica fácil seguir as regras estabelecidas, tornando o trabalho dos profissionais do setor muito mais simples e rápido.
Um sistema de gestão para clínicas SST garante a segurança dos dados bancários assim como das informações dos pacientes. Diferentes tipos de documentos em papel que podem se extraviar ou de arquivos salvos em softwares que podem se corromper, um sistema de gestão para clínicas SST em nuvem oferece segurança de excelência.
Pense nas suas redes sociais. Você pode acessá-las pelo celular ou pelo computador e caso algum desses dispositivos quebre, suas contas não serão afetadas. Ou seja, todos os contatos, arquivos, fotos e dados estão armazenados de forma remota e não no dispositivo da clínica. Isso significa que mesmo que aconteça algum acidente com os sistemas ou com os computadores da empresa, os dados serão salvos.
Além disso, sistemas remotos fazem atualizações e backup constantes para garantir que informações atualizadas dos pacientes sejam salvas, o que também minimiza o risco de perder informações.
É difícil coletar dados, analisar relatórios gerenciais e atender os pacientes, não é? A rotina de uma clínica de SST é muito agitada e para garantir que todas as tarefas sejam feitas da melhor forma possível contar com um sistema de gestão é fundamental.
A centralização de dados facilita o acesso dos dados dos pacientes e a análise dos protocolos antes e durante o atendimento em todas as unidades da clínica. A ferramenta também permite a integração de dados e a geração de relatórios gráficos. Assim, os gestores podem verificar como estão as contas da empresa, quais são os procedimentos mais realizados pelos profissionais, qual empresa tem mais funcionários, entre outros.
Todos os dados ajudam a tomar melhores decisões, otimizam as atividades da empresa e melhoram a qualidade dos serviços prestados.
A redução de custos é a principal razão pela qual uma clínica da SST implanta um sistema de gestão. Esse objetivo é alcançado de várias maneiras. Primeiro, os funcionários da clínica têm mais facilidade em acessar os prontuários, reduzindo o tempo de atendimento. De fato, a automação garante que os profissionais façam mais em menos tempo, o que elimina o estresse.
O aumento da eficiência significa que os estabelecimentos de saúde não precisam que os funcionários façam horas extras. Também permite que a equipe se concentre no atendimento ao paciente, aumentando a satisfação do cliente. Além disso, o sistema de gestão elimina erros de um processo, minimizando o elemento humano, resultando em um tratamento mais eficaz.
A automação está se tornando cada vez mais comum na área da saúde. Entre os benefícios observados vale destacar redução de custos, maior satisfação do paciente e facilidade para acessar dados dos pacientes.
Gostou do conteúdo? Então, conta para gente aqui embaixo nos comentários a sua opinião e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!