Os riscos físicos representam um importante desafio para a segurança e saúde ocupacional, principalmente na escolha de medidas de prevenção adequadas, para garatinr um ambiente de trabalho seguro aos trabalhadores. Ruído excessivo, vibração, radiações e temperaturas extremas são exemplos de riscos físicos que podem afetar a saúde dos trabalhadores. Neste blog post, vamos destacar os principais tipos de medidas preventivas que podem ser adotadas para controlar e minimizar os riscos físicos no ambiente de trabalho. Além disso, forneceremos exemplos práticos para uma melhor compreensão das medidas preventivas aplicáveis a cada tipo de risco físico.
Antes de começar, é importante sempre salientar que sempre deve ser observada a hierarquia de controle dos riscos ocupacionais conforme imagem abaixo:
Na NR 1 veja os itens 1.5.5.1.1 e 1.5.5.1.2 referentes à exigência da hierarquia para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO):
1.5.5.1.1 A organização deve adotar medidas de prevenção para eliminar, reduzir ou controlar os riscos sempre que:
a) exigências previstas em Normas Regulamentadoras e nos dispositivos legais determinarem;
b) a classificação dos riscos ocupacionais assim determinar, conforme subitem 1.5.4.4.5;
c) houver evidências de associação, por meio do controle médico da saúde, entre as lesões e os agravos à saúde dos trabalhadores com os riscos e as situações de trabalho identificados.
1.5.5.1.2 Quando comprovada pela organização a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou, ainda, em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia:
a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; e
b) utilização de equipamento de proteção individual – EPI.
Medidas preventivas:
1 Isolamento acústico de máquinas e equipamentos ruidosos.
2 Implementação de barreiras físicas para reduzir a propagação do ruído.
3 Realização de programas de educação e conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de proteção auditiva.
4 Uso de protetores auriculares pelos trabalhadores expostos ao ruído.
Medidas preventivas:
1 Utilização de equipamentos com amortecimento de vibrações.
2 Implementação de sistemas antivibração em máquinas e ferramentas.
3 Adequação dos métodos de trabalho para minimizar a exposição à vibração.
4 Treinamento dos trabalhadores sobre a correta utilização de ferramentas e máquinas.
Medidas preventivas:
1 Implementação de medidas de Engenharia para reduzir a emissão de radiação.
2 Restrição de acesso a áreas com radiação e uso de sinalização adequada.
3 Uso de equipamentos de proteção individual, como aventais e óculos de proteção.
4 Monitoramento regular da exposição aos níveis de radiação.
Medidas preventivas:
1 Implementação de pausas regulares em ambientes de trabalho com altas temperaturas, para recuperação metabólica.
2 Adequação do ambiente de trabalho, com sistemas de ventilação e climatização.
3 Realização de treinamentos sobre reconhecimento dos sintomas de estresse térmico e medidas de prevenção.
4 Fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados, como roupas térmicas e luvas isolantes.
Medidas preventivas:
1 Realização de inspeções regulares em equipamentos e sistemas para garantir a segurança e prevenir vazamentos.
2 Treinamento dos trabalhadores sobre os procedimentos corretos para atividades em pressões anormais.
3 Utilização de equipamentos de proteção individual adequados para trabalhos em ambientes de alta pressão.
A adoção de medidas preventivas para controlar os riscos físicos é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e proteger a saúde dos trabalhadores. As ações preventivas devem incluir a identificação dos riscos, a implementação de medidas de controle adequadas e a conscientização dos colaboradores sobre os perigos associados aos riscos físicos. Ao aplicar as medidas preventivas corretas, as empresas podem reduzir a exposição dos trabalhadores a esses riscos, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Elaborar os principais programas tais como PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são obrigatórios para a maioria das empresas. Além da elaboração, é preciso executar um plano de ação e melhoria contínua para promover um ambiente cada vez mais seguro dentro da empresa. Para esse acompanhamento, execução e medição se faz necessário uso de softwares para um melhor controle. Saiba como o Software SGG, sistema especializado em gestão de segurança e medicina do trabalho, pode estar ajudando a sua empresa a melhorar a sua gestão em SST no dia a dia.
Não esqueça de deixar seu comentário para nos contar o que achou, se já está utilizando e dar sugestões de melhorias!
DIEGO e sua EQUIPE, muito bom o material, estão de parabéns.
PARABÉNS PELO TRABALHO
Excelente esclarecimentos, parabéns a todos do SGG.
Muito bom! bem completo.
Diego Ribas,
Parabéns!
Material bom, simples de entender e objetivo.
Objetividade e clareza nos materiais como sempre, parabéns!!!
https://loja.nelpa.com.br/p-14127061-1-HIERARQUIA-DE-CONTROLE-DOS-RISCOS–da-teoria-a-pratica