Mais uma vez, o governo sinaliza novo adiamento do eSocial SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Como de praxe, em cima da hora, no dia 08/06/21 às 10h59m. Dia em que já deveriam estar sendo enviadas as informações de SST.
O motivo alegado pelo governo para o adiamento é um problema na implantação da versão S-1.0, em especial na internalização (ajuste CNIS) dos eventos junto à Dataprev. O eSocial roda na versão 2.5 atualmente e previa-se um período de convivência (rodariam em paralelo) com a versão S-1.0 (versão simplificada). Como houveram problemas técnicos, tivemos um novo adiamento de prazos.
Recentemente o governo já havia flexibilizado o prazo para transmissão de dois eventos de SST (S-2220 e S-2240) das empresas do Grupo 1 para outubro/21 na atualização do MOS (Manual de Orientação do eSocial) 04.2021 conforme detalhamos nessa publicação do blog:
Novo prazo para envio do eSocial SST para empresas do grupo 1 – Atualização MOS 04-2021
Esse adiamento é mais um banho de água fria nos prestadores de serviço em SST que se prepararam e investiram para atender seus clientes. O mesmo se reflete nas grandes empresas, com SESMT próprio, que se mobilizaram e estavam prontas para prestar as informações exigidas pelo governo.
Por outro lado, cria-se uma nova oportunidade para as empresas que sequer iniciaram sua preparação para assim o fazerem. As empresas mais preparadas, ganham um tempo extra para avançarem e se organizarem ainda mais internamente. É sabido que a implantação dos eventos de SST dentro dos prestadores e do SESMT é complexo e necessita-se rever os processos operacionais para evitar informações inconsistentes ou que prejudiquem o empregador no longo prazo.
Apesar dos constantes adiamentos da parte de SST no eSocial, parece que nunca se esteve tão perto dessa obrigatoriedade realmente entrar. Sanados os problemas da implantação da versão S-1.0, devemos ver acontecer uma grande revolução na área de SST, complementada pelas alterações nas NRs que já entram em vigor a partir de agosto de 2021.
Bom dia!
Vamos aguardar os acontecimentos…. De fato para nós prestadores de serviço é um tempo a mais para amadurecimento das novas estratégias de trabalho.