Quando as empresas conhecem as vantagens do GRO, percebem que o seu cumprimento não é uma mera obrigação. Afinal, o estabelecimento do programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais traz muitos resultados positivos para o negócio.
O GRO é um programa que proporciona melhores condições de trabalho para os funcionários das empresas. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando, as organizações e seus colaboradores.
É sobre as vantagens do GRO que falaremos neste conteúdo. Para conhecê-las, prossiga com a leitura!
As 5 principais vantagens do GRO foram apresentadas pelo Engenheiro de Produção, professor e consultor em SST, Edivaldo Gregório. Ele foi o nosso convidado especial em um webinar que tratou sobre esse assunto.
Quer assistir a nossa live na íntegra? Então, basta dar o play no vídeo abaixo:
De acordo com Edivaldo, são 5 as grandes vantagens do GRO para as empresas. Veja, a seguir, quais são elas!
Quando a empresa adota todas as diretrizes e políticas do GRO, em pouco tempo percebe um aumento da produtividade em seus colaboradores.
Isso se justifica porque o programa elimina e reduz riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Com mais saúde e tendo a percepção de que a empresa se preocupa com eles, os trabalhadores executarão as suas atividades mais motivados.
Isso tudo resulta em um aumento significativo da produtividade dos funcionários, que passarão a entregar mais resultados positivos em suas atividades.
O absenteísmo no trabalho pode ser definido como a ausência dos trabalhadores no período laboral, seja por algumas horas, todo o expediente ou vários dias de falta.
Entre as principais causas do absenteísmo estão as questões relacionadas à saúde. Os trabalhadores precisam se ausentar quando contraem alguma doença ou precisam realizar exames e consultas médicas, por exemplo.
Como o GRO foca na preservação da saúde dos trabalhadores e reduz os riscos ocupacionais, menos trabalhadores precisarão se afastar do trabalho.
Logo, entre as vantagens do GRO, também está a redução do absenteísmo, algo que é muito desejado pelas companhias.
As empresas que sediam muitos acidentes de trabalho acabam tendo que pagar um valor alto de seguro acidentário. Isso porque as seguradoras utilizam esse número como estimativa para calcular os preços cobrados.
Assim sendo, ao implementar o GRO, em médio prazo, tende a ocorrer a redução de custos nas empresas. Afinal, o valor pago pelo seguro acidentário será menor.
Também se reduzem as chances dos colaboradores colocarem a empresa na Justiça, já que tudo será realizado conforme preveem as leis e normas trabalhistas.
Quando muitos acidentes acontecem na mesma empresa, ela acaba ficando “marcada” de forma negativa na mente do público.
Ou seja, as pessoas começam a associar a companhia como uma organização que não respeita e não preserva a saúde dos colaboradores.
Isso deixa de ocorrer quando se implementa o GRO e o número de acidentes se reduz. Logo, a imagem e a reputação da empresa são preservadas.
O capital humano é o que as empresas têm de mais valioso. Sem os trabalhadores, nenhuma empresa funciona e todos eles são peças muito importantes para que as atividades sejam realizadas.
Com a implementação do GRO, a saúde e a integridade física dos trabalhadores é preservada e eles poderão executar as suas atividades de forma plena.
Viu como são importantes as vantagens do GRO? É por isso que você precisa buscar meios para colocar esse programa em prática e conquistar todos esses benefícios.
Em nossas redes sociais, você sempre acompanha assuntos atuais e interessantes sobre gestão de segurança e medicina do trabalho. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram. Siga os nossos perfis!