O cronograma de obrigatoriedade do eSocial SST sofreu modificações após nova definição dos órgãos competentes. Essas alterações condizem especificamente com os prazos prévios que foram modificados, no entanto deve-se observar que todos os empregadores continuam tendo as mesmas necessidades e obrigações sendo que o cronograma será aplicado gradualmente, assim previamente definido pela Receita Federal e agora redefinido como mostra a imagem abaixo.
Conforme Resolução CDES 05/2018
O tratamento diferenciado, simplificado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, ao Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, ao segurado especial e ao pequeno produtor rural pessoa física também está representado neste cronograma.
No que se refere à demanda do eSocial, acredita-se que os grandes agravantes para os empregadores estão relacionados ao número de empregados e ao alto volume de movimentações laborais no ambiente organizacional.
Os empregadores portanto devem ficar atentos ao novo faseamento e buscar adequação dentro dos prazos legais para evitar possíveis prejuízos em detrimento da legislação definida.
Por isso, é recomendável que as empresas iniciem o quanto antes as suas adequações e se antecipem na coleta dos dados relacionados à SST que serão exigidos pelo eSocial. Apesar do faseamento e alteração de prazos, as grandes empresas já estarão obrigadas na metade de 2019. Por isso, se faz necessário desde já a implantação de uma ferramenta que atenda aos requisitos do eSocial onde seja possível iniciarem-se integrações e simulações junto a seus clientes.
Não deixe para a última hora!
Conheça nossa solução para sua empresa atender o eSocial SST.
Um abraço!
Tiago do SGG.
[…] poucos meses antes da entrada em produção das empresas do Grupo 1 – Grandes Empresas [veja aqui o cronograma completo]. Apesar de haver certa razão no argumento, o eSocial já é de conhecimento de longa data, […]
[…] acontecer poucos meses antes da entrada em produção das empresas do Grupo 1 – Grandes Empresas [veja aqui o cronograma completo]. Apesar de haver certa razão no argumento, o eSocial já é de conhecimento de longa data, […]