Com a entrada do eSocial SST, talvez você esteja se perguntando “em qual grupo a empresa se encaixa?”. É uma dúvida normal e até mesmo recorrente, todos os dias recebemos mensagens pedindo para falarmos sobre o assunto. Então, vamos lá!
Lembramos que você também pode conferir este conteúdo e outros sobre o eSocial SST através do vídeo gravado pelo Diego, CEO do SGG, confira abaixo:
É normal que, com o recente lançamento da plataforma, você não saiba acessar todas as informações que ela oferece. Mas garantimos que com esse tutorial e nossos outros conteúdos você não precisará de mais ajuda. Mas para isso, precisamos partir do início, e entender o conceito que define cada um dos Grupos. Segundo o site do Governo:
– O Grupo 1 é formado por empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões;
– O Grupo 2 é composto por entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões) e que não sejam optantes pelo Simples Nacional;
– O Grupo 3 para pessoas jurídicas consiste em empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos. E empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF;
– No Grupo 4 estão os órgãos públicos e organizações internacionais.
Sabendo disso, caminhamos para a página inicial do eSocial. Para o login, é necessário ter o Certificado Digital da empresa. Por isso, ela mesma poderá realizar o acesso ou o seu contador responsável (que normalmente já possui).
Entendemos que muitos utilizarão dispositivos de pesquisa para encontrar o site do eSocial, então, nosso tutorial se inicia a partir da página do eSocial no site do Governo.
Comece ao clicar em “Acesse”:
A forma mais simples é acessando sua conta gov.br, por isso, clique em “entrar em gov.br”:
E então, você cairá nesta página, onde você prosseguirá ao clicar em “Seu Certificado Digital”:
A seguir, usamos o Software SGG como exemplo:
Lembre-se: nosso objetivo é consultar a qual grupo sua empresa faz parte. Por isso, clique na aba que está no canto esquerdo superior da tela denominada “Empregador/Contribuinte” e então, clique em “Consulta obrigatoriedade”. Após, você terá acesso não só à informação sobre qual grupo sua empresa compõe, mas também, a data de obrigatoriedade exigida.
Aproveitamos para sinalizar que a consulta de outros tipos de informação como tabelas, rubrica e a respeito dos dados do empregado, também podem ser encontradas na aba “Empregador/Contribuinte”, sugerimos que você aproveite o momento para conhecer ainda mais a plataforma.
Sabemos que você pode ter outras dúvidas, por isso, construímos um kit ainda mais completo, com todos os materiais que você precisa para aprender a atender ao eSocial SST na prática. Baixe clicando no botão abaixo:
Você também pode automatizar todos os processos de envio do eSocial e mais, através de um sistema feito para isso. Entre em contato conosco e descubra mais!!
Bom dia! Seu video é muito bom, porém essa consulta é possível somente para uma empresa que já está cadastrada no E-Social.
Para um empresa que apenas possui o certificado digital, não é possível consultar.