O eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas — é um projeto do governo federal regulamentado pelo Decreto nº 8.373/14. Ele existe para unificar diversas informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação de um trabalhador, incluindo as de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Antes do envio das informações no ambiente de produção (dados oficiais), você pode enviá-las no ambiente de testes (produção restrita). Trata-se de um espaço limitado, com um número predefinido de trabalhadores por empresa, mas que permite à organização fazer adaptações e testes de software. Desde 21 de março de 2021, o ambiente de testes para envio de eventos está liberado no novo eSocial SST.
Você pode conferir este conteúdo explicado em vídeo, assistindo à nossa live:
Veja como fazer o envio de informações no ambiente de testes do eSocial SST:
A S1.0, em que o S é de “simplificado”. O eSocial passou por uma transformação e simplificação muito grandes para que empresas possam adaptar seus softwares ao envio de informações, incluindo de SST.
Veja como deve ser o envio de informações de SST no eSocial:
Os pré-requisitos de um ambiente de testes são:
O certificado digital é essencial para assinar um XML e comunicar-se com o governo, dentre outros benefícios. Se você estiver enviando em nome de uma empresa, é preciso ter também a procuração.
É essencial ter o cadastro da estrutura da empresa dentro do ambiente de produção restrita eSocial:
O cadastro deve ser feito até chegar nos eventos de admissão do trabalhador, que são três:
É preciso chegar até esses pré-requisitos (tanto em produção quanto em testes), senão não será possível enviar nenhum evento de SST ao eSocial, como o CAT.
Algo muito comum de acontecer é o setor de Recursos Humanos não fazer a admissão (ou seja, não chegar ao S-2200), mas cobrar o envio do ASO (S-2220). Sem o pré-requisito, não haverá a recepção, pois o S-2200 é obrigatório para o envio do ASO.
O que algumas empresas fazem é enviar o S-2190, que só necessita de três informações básicas.
Se a empresa conseguir montar essa estrutura no ambiente de testes, será possível passar para a próxima fase. No entanto, são pouquíssimas as organizações que conseguem.
Quem parar neste passo não vai deixar de gerar informações, mas não conseguirá testar a parte de envio e recepção.
Aqui, a empresa precisa vincular as tabelas 24, 27 e 28, além de se habilitar para a geração de eventos.
Cadastro de ASO, CAT e avaliação de riscos para geração de transmissão dos eventos para o ambiente nacional.
Somente será possível configurar o envio se o Certificado Digital já estiver configurado corretamente no cadastro de empresas ou contadores. Além disso, ao habilitar as opções dessa guia, o sistema estará automaticamente conectado ao Webservice. A cada novo cadastro realizado ou alterado no sistema, as informações serão enviadas automaticamente para o ambiente do eSocial.
Viu como é possível utilizar o ambiente de testes no eSocial SST? Mas para que isso ocorra, é essencial utilizar um software voltado para a saúde e segurança do trabalho.
Quer garantir para a sua empresa um sistema 100% web utilizado e aprovado por centenas de empresas em todo o Brasil? Então, conheça agora o SGG!
Eu presto serviço para inúmeras empresas e gostaria de saber se vcs possuem um software onde posso compilar informações do sistema do eSocial de uma determinada empresa, introduzir as informações de SST e retornar para o sistema da empresa, sem eu estar vinculado diretamente ao sistema, ou seja, ter procuração, etc.?
Oi Carlos, não entendi o que quis dizer…Com o SGG você consegue atender quantas empresas desejar.
Gostaria de saber sobre o programa
Olá Cleber!
Iremos entrar em contato através do e-mail.
Abraço
Gostaria de informar mais sobre o programa e valores!
Olá! Preencha esse formulário que nossos consultores entram em contato contigo: https://sgg.net.br/contato
Bom dia, eu quero adquirir esse software. Como eu faço?
Bom dia! Logo entraremos em contato através do e-mail.
volto com a pergunta do “CARLOS QUEIROZ”, as empresas ja lançam todo os outros eventos, preciso lançar somente os de SST, consigo fazer pelo programa?
Sim e Sim.