A MEDSEG, de Nova Prata (RS), é referência regional em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho. Fundada em 1998, foi pioneira na cidade e, após um período de reestruturação, iniciou uma jornada de inovação e digitalização, que ganhou tração com a adoção do SGG.
A empresa ainda operava com um cenário manual e fragmentado:
A busca por uma solução prática, online e escalável levou a MEDSEG ao SGG. A descoberta veio por meio da Revista Proteção e, após a demonstração, a migração foi rápida.
“Achei muito simples através das planilhas de importação para buscar os dados, a forma de mexer no sistema também achei muito simples e fácil de entender, então foi algo muito prático para nós.” — Tiago
É possível realizar a migração de dados de outro sistema para o SGG de duas formas:
O modelo de implantação com a MEDSEG foi um formato muito utilizado por clientes do SGG, após o início da operação para a necessidade inicial, envios ao e-social, no caso da MEDSEG, os demais recursos foram sendo implantados no cotidiano da empresa pouco a pouco, como por exemplo;
“Com o tempo a gente foi implantando mais funcionalidades, como o módulo financeiro, que tem nos ajudado bastante no controle das nossas contas a receber. A gente emite todos os nossos boletos através do cobrança fácil, então isso facilitou demais o nosso trabalho. Evita um monte de erros na hora de fazer cobranças, de emitir valores, emitir boletos, além, claro, de diminuir muito o tempo do processo.” — Tiago
Desde o início, a MEDSEG utilizava o sistema para registrar os ASOs, mas não de forma direta. O processo envolvia o preenchimento em formulários ou talões, que depois precisavam ser cadastrados manualmente, gerando retrabalho.
Com o passar do tempo, a equipe foi se adaptando e passou a imprimir os documentos diretamente pelo sistema para posterior assinatura manual, o que já trouxe avanços em termos de praticidade. A virada mais significativa veio no último ano, quando a empresa implantou a assinatura por biometria, reduzindo drasticamente o uso de papel, simplificando o fluxo e tornando o trabalho mais ágil e eficiente.
“A gente tem alguns profissionais médicos em outras cidades, então conseguimos também implantar a biometria nesses médicos, em outros locais. Eles levam seu notebook, levam o leitor biométrico, vão até as empresas e fazem os ASOs. Antes disso nosso processo era muito manual, o médico ia até a empresa, fazia o atendimento manual, fazia a assinatura, e tinha que mandar esse ASO para nós.” — Tiago
Garantindo padrões internacionais de segurança da informação e privacidade de dados. Essa conquista reforça a conformidade com a LGPD e assegura mais confiança, transparência e proteção para sua empresa.
Quando Tiago assumiu a gestão da MEDSEG, a empresa enfrentava um cenário delicado. Além da perda significativa de clientes com a chegada do eSocial, havia também a necessidade urgente de reorganizar processos internos após mudanças na estrutura da equipe.
“Foi principalmente no sentido de estancar a sangria que nós estávamos sofrendo. Os primeiros dois anos foram para manter a carteira e reorganizar tudo.” — Tiago
O foco inicial esteve em manter a base de cerca de 200 empresas como clientes, garantindo atendimento de qualidade e reestruturando os laudos de forma padronizada. O SGG teve papel central nesse processo, permitindo que a equipe conseguisse consolidar informações, reduzir retrabalho e ganhar confiança nos envios ao eSocial.
Com o tempo, os resultados foram claros:
“Hoje nos sentimos seguros para expandir, com processos organizados e tecnologia funcionando.” — Tiago
Com a operação estabilizada, 2025 marca o início de uma nova fase para a MEDSEG: a expansão. A combinação de tecnologia, padronização e suporte próximo do SGG abriu espaço para parcerias estratégicas e novas oportunidades de mercado.
“A partir de 2025 a gente já vem numa expectativa de crescimento, buscando novas oportunidades. Mudando a forma de trabalho, conseguimos começar uma expansão de verdade, com o SGG implantado 100%.” — Tiago
Essa virada mostra que a digitalização da gestão de SST não se limita a resolver gargalos operacionais: ela cria a base necessária para crescer com eficiência, segurança e escalabilidade.
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