Afinal, já é possível enviar eventos de Saúde e Segurança do Trabalho para o novo eSocial SST? O ambiente de produção restrita (testes) já está liberado?
Essas são dúvidas bem comuns para os profissionais de Segurança e Medicina do Trabalho, tendo em vista que o Governo Federal ainda não se posicionou com clareza sobre a liberação do ambiente.
Além disso, as notícias publicadas no portal do eSocial não deixam claro se o ambiente de testes já está disponível ou não.
Por conta desse cenário, preparamos este artigo. A seguir, vamos fazer um panorama sobre a atual situação do novo eSocial SST. Assim, você poderá ter um melhor entendimento sobre o assunto. Siga a leitura!
Se você precisa aplicar as mudanças do novo eSocial SST na sua empresa e não sabe por onde começar, deve aprender isso o quanto antes, para evitar problemas no futuro.
Resumidamente, para se adaptar às novas regras é preciso seguir 8 passos. Esses passos estão detalhados em um material que preparamos para você sair na frente:
Nesse infográfico você terá acesso a um guia com 8 passos para atender o eSocial SST. Ele te guiará em o que fazer em cada etapa, de forma organizada e objetiva. Um guia com material complementar que se seguido até o final, você terá sucesso no atendimento do eSocial SST.
Recentemente, o governo liberou novos layouts do chamado “Novo eSocial” com uma versão bem simplificada, onde diversos eventos foram excluídos e campos retirados. As empresas de software vêm em uma caminhada para contemplar esse novo eSocial simplificado. No campo de SST – Saúde e Segurança do Trabalho não foi diferente. As mudanças no novo eSocial SST foram grandes: eventos foram excluídos; campos enxugados e tabelas modificadas.
Em março de 2021, o Governo Federal liberou o ambiente de testes, também chamado de “produção restrita” para o envio de eventos. Então, sim o ambiente de testes está LIBERADO desde março 2021. Dessa forma, as empresas podem fazer testes e adaptações de software necessárias desde já.
Se você ainda duvida que o ambiente de testes para envio de eventos está liberado no novo eSocial SST, assista ao vídeo abaixo que produzimos para o nosso canal no YouTube.
Ele mostra um teste já realizado no software SGG:
Tendo em vista que já é possível realizar o envio de eventos no ambiente de testes do eSocial SST, as empresas que ainda não se prepararam para isso devem começar desde já.
Para isso, deve-se, inicialmente, começar uma busca por conhecimento técnico. Acompanhe as novidades da área, leia artigos, faça cursos e se prepara para seguir à risca todas as normas previstas pelo eSocial SST.
Após isso, é muito importante que você busque por soluções tecnológicas para a sua empresa, ou seja, softwares que ajudem na realização desse trabalho. Como escolher um software de SST para atender o eSocial é uma tarefa que merece sua atenção e dedicação.
Fazer tudo de forma manual é impossível, principalmente para as empresas com muitos colaboradores. Se você é um prestador de serviços, sua sobreviência no mercado vai depender disso (atender o eSocial), mesmo para os pequenos. Por isso, vale a pena buscar por um programa que torne o processo de adaptação o mais simples possível.
Podemos dizer que a liberação do ambiente de testes é um verdadeiro marco para o novo eSocial SST. Esse feito é bastante positivo para a área de Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, tendo em vista que a entrada dessas obrigações valorizará a área e proporcionará mais qualidade de vida para os trabalhadores e organização para as empresas.
Em contrapartida, as fiscalizações por parte do Governo serão facilitadas. Por isso, aumenta a importância do seu negócio estar com as obrigações do eSocial SST sempre em dia.
Pensando em ajudá-lo a se adaptar para essa nova realidade, já desenvolvemos um sistema totalmente preparado para atender às novas necessidades do eSocial, inclusive no que se refere ao envio de eventos no ambiente de testes. Assista esse webinar em como gerar e enviar as informações de SST para o eSocial e saia na frente!
No botão abaixo, você pode solicitar um contato para conhecer e avaliar agora mesmo o Software SGG. Torne essa obrigação simples de ser atendida para sua empresa.
Estou tentando enviar no ambiente de teste mas dão seguintes inconsistências:
Código: 130
Descrição: E necessario existir informacao cadastral do empregador para o periodo. Acao Sugerida: Verificar se ja foi enviado um evento de cadastramento do empregador.
Ação: Verifique se o evento de Cadastramento do Empregador já foi enviado ao eSocial.
Código: 1557
Descrição: Nao foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: 58412131649, Matricula: 1008.
Só que sou do Grupo 1 e já estão cadastrados desde 2018. Mando folha todo mês. Alguém pode me ajudar?
Olá Roanny!
Se você é cliente SGG basta acionar nosso suporte para auxílio.
Importante notar que o ambiente de testes é diferente do ambiente de produção (que a empresa já está enviando).
Pelas mensagens recebidas, sequer foi enviado o evento s-1000 dessa empresa no ambiente de testes (produção restrita). Por isso, é preciso criar toda estrutura até a inclusão/admissão do funcionário com o s-2200 no ambiente de testes, para depois enviar eventos de SST. Trata-se de pré-requisitos.
Espero ter ajudado!
Att