
A atualização do certificado do eSocial é uma mudança importante que ocorrerá em 2026 para reforçar a segurança digital do sistema. Com a adoção de certificados internacionais da Sectigo, o objetivo é garantir conexões mais seguras entre os WebServices e os sistemas integrados, protegendo dados e mantendo a conformidade com padrões globais.
Segundo o eSocial, a atualização ocorre porque é preciso reforçar o protocolo HTTPS (TLS), que é essencial para a integridade e a confidencialidade das informações trocadas. Com a adoção dos certificados da Autoridade Certificadora Sectigo, o eSocial se alinha a padrões internacionais de segurança, aumentando a proteção contra possíveis tentativas de interceptação ou adulteração dos dados.
Essa mudança do certificado do eSocial impacta apenas sistemas que enviam ou recebem dados diretamente por meio de WebServices, como softwares de folha de pagamento, sistemas internos de RH e plataformas que automatizam o envio de eventos S-1000, S-2200, S-2240, S-2220, S-2210, entre outros.
Por outro lado, os usuários que acessam apenas os módulos web do eSocial não precisarão realizar nenhuma ação técnica, pois o acesso via navegador continuará funcionando normalmente.
Primeiramente, o ambiente de produção restrita (testes) entrará em operação em 12 de janeiro de 2026. Em seguida, a implantação no ambiente de produção está previsto para junho de 2026, com data exata a ser confirmada pelo eSocial. Vale lembrar que essa implantação já foi adiada: originalmente estava marcada para 30 de junho de 2025, mas foi postergada para 2026, oferecendo mais tempo para adaptação.
Nada! Isso porque o SGG já está cuidando de tudo para garantir que nossos sistemas estejam totalmente atualizados e em conformidade com as regulamentações do certificado do eSocial. Essa mudança não terá nenhum impacto para os nossos clientes. Portanto, podem ficar despreocupados: continuaremos assegurando a segurança e a integridade dos dados sem que você precise realizar qualquer ajuste.
Empresas que não realizarem a atualização podem enfrentar falhas de conexão, erros no envio de eventos ou até indisponibilidade de funcionalidades, especialmente em períodos de entrega obrigatória como folha e obrigações acessórias. No entanto, com o SGG, você está protegido contra esses riscos. Iremos atualizar o sistema para o novo requisito do eSocial conforme o prazo determinado, até junho de 2026.
A mudança para certificados Sectigo no eSocial é um passo estratégico para elevar a segurança e a confiabilidade do sistema. No SGG, estamos sempre atentos às exigências legais e tecnológicas para manter tudo em conformidade, garantindo tranquilidade para nossos clientes.
Quer saber como o SGG pode simplificar a gestão da sua empresa e manter tudo atualizado para você?